Prefeitura emite alerta para golpes com boletos de IPVA e IPTU

Se você paga IPTU ou IPVA, deve ficar atento(a) aos golpes que estão circulando pela internet nesta cidade. Saiba qual!

Se você mora em Belo Horizonte, precisa ficar atento: o Governo de Minas Gerais e a prefeitura do município estão alertando a população local para golpes no pagamento de boletos de IPVA e IPTU.

Estes tipos de golpes são bastante comuns e costumam se tornar ainda mais frequentes durante a época de pagamentos de tributos como esses. Por isso, é essencial conhecer este tipo de fraude, para poder se proteger e não sofrer nenhum prejuízo.

Então, para saber mais, confira o texto completo a seguir.

Governo de MG alerta sobre golpes do boleto falso de IPTU e IPVA

Com o anúncio dos governos de Belo Horizonte e Minas Gerais, o objetivo é que a população esteja ciente deste tipo de situação. No caso do IPVA, por exemplo, muitos boletos falsos chegam via e-mail, ou mesmo em sua forma física na casa de contribuintes.

Em outros casos, os criminosos enviam os boletos falsificados por WhatsApp ou SMS e até chegam a criar sites falsos para enganar a vítima. Porém, o estado de Minas Gerais deixou claro que não faz o envio de boletos do IPVA via e-mail ou Correios. Ou seja, é preciso estar atento aos golpes.

Pagamento do IPVA e IPTU

Para fazer o pagamento do IPVA, tudo o que você precisa fazer é ir até uma agência bancária com o número do RENAVAM do veículo.

Quanto ao IPTU – que é um imposto municipal –, as guias já são enviadas para os contribuintes via Correios, ou seja, você irá sim receber o boleto em sua casa. Mas, em caso de dúvidas, você pode gerar sua guia diretamente no portal da PBH e fazer o pagamento do seu IPTU 2023.

Por fim, existem algumas dicas para ajudar você a descobrir se uma guia de IPTU ou IPVA é falsa. No caso do IPVA, confira se o número do RENAVAM, modelo e marca do veículo estão corretos.

Já no caso do IPTU, compare se os dados do imóvel estão certos e se os valores batem com o que você espera. Se tiver qualquer dúvida sobre golpes, peça a segunda via no site da prefeitura e evite problemas.

Imagem: Fizkes / Shutterstock

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Autor Bruna Valtrick
Fonte
SEU CREDITO DIGITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?