Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito para júri simulado

Graduandos participaram da simulação.
O Palácio da Justiça recebeu, na última sexta-feira (20), estudantes e professores de Direito da Universidade Anhanguera – Unidade Belenzinho para prática de júri simulado. A atividade, que contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas, possibilita o desenvolvimento de técnicas de oratória e da capacidade argumentativa dos alunos. Na abertura, o professor Anderson Akira Watanabe, que presidiu a simulação, agradeceu ao Tribunal de Justiça de São Paulo e parabenizou docentes e discentes pelo empenho. “Reitero um especial louvor a todos pelo imenso trabalho e pela dedicação ao que se propuseram a realizar”, falou.
O caso simulado referiu-se a um processo transitado em julgado na Comarca de Santo André cujo réu, morador de rua, foi acusado de homicídio qualificado após atear fogo em outro morador de rua. Para a atividade, foram seguidos os ritos próprios do júri, como o sorteio dos sete jurados, oitiva das testemunhas, interrogatório do réu e sustentações orais. Ao final, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação do acusado.
O professor Anderson Watanabe enalteceu a atuação dos graduandos. “Nós sabemos o nervosismo que é realizar essa simulação, mas todos desempenharam a atividade com distinção. Parecia que estávamos assistindo defesa e acusação guerreando pelos seus direitos”, disse. O coordenador acadêmico da universidade, professor mestre José Amaro da Silva, também parabenizou os estudantes e os aconselhou: “O caminho de vocês não é fácil, mas é preciso ser persistente e nunca desistir”, afirmou. A coordenadora do curso de Direito, professora mestra Eliana Berta Fernandes Corral, agradeceu a recepção pelo Judiciário paulista. “O carinho que a equipe do TJSP proporciona aos nossos estudantes é para guardar no coração. É o segundo júri realizado aqui”, lembrou.
Também prestigiaram o evento o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor mestre Roberto Pellini Júnior; o advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Gabriel Martinez Raymundo; e demais docentes da instituição. Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça devem contatar a Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?