MUSEU DA JUSTIÇA INAUGURA A EXPOSIÇÃO “JUSTIÇA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE: 100 ANOS”

Em celebração aos 100 anos da criação do primeiro juízo da América Latina especializado na assistência, proteção, defesa, processo e julgamento de menores em situação de vulnerabilidade, o Museu da Justiça inaugura, na próxima sexta-feira (29/9), a exposição “Justiça da Infância e da Juventude: 100 anos”.

A exposição, uma das maiores já produzidas pelo Museu da Justiça, ocupará o 3º andar do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, onde várias salas foram reformadas e modernizadas para abrigar a mostra, que abordará a mudança de paradigma, ocorrida a partir da criação do Juizado de Menores do Distrito Federal, em 1923, no tocante às crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de abandono ou envolvidos em atos delituosos. Uma das consequências mais evidentes desta nova visão foi o desenvolvimento de medidas de apoio e o reconhecimento da importância do papel e da responsabilidade do poder público na proteção à infância.

O visitante poderá ver parte do acervo recebido do Educandário Romão Mattos Duarte, entre eles a “Roda dos Expostos”, mecanismo de madeira onde, no passado, eram colocados os bebês entregues para a instituição de caridade. Além disso, documentos e autos processuais, tratados pela equipe técnica do Museu da Justiça, estarão expostos, conduzindo o visitante através das mudanças do pensamento filosófico e social ocorridas durante o último século e abrindo a reflexão sobre as práticas, referentes ao tema, adotadas nos períodos colonial e imperial.

Clique neste link para saber mais sobre a exposição.

Serviço
Inauguração, 29 de setembro, sexta-feira, 16h
Salão dos Espelhos do Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

 

Texto: Museu da Justiça

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − catorze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?