Médico geriatra de Campos orienta população sobre vacina bivalente

O geriatra Paulo Marcelo falou ao Campos 24 Horas sobre vacinação bivalente e qualidade de vida

As vacinas bivalentes, imunização desenvolvida contra a variante da Covid-19 (ômicron e as subvariantes), são recomendadas pelos médicos para que a população toma a dose extra. Apesar das discussões e a dúvidas por parte da população quanto a imunização, se devem ou não tomar a dose, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na última segunda-feira (24), a ampliação do público. (Leia mais abaixo)

O que antes eram para pessoas com comorbidades e idosos, agora, o Ministério da Saúde aprovou a vacinação contra a Covid-19 com as vacinas bivalentes, para todas as pessoas acima de 18 anos, que já receberam pelo menos duas doses das vacinas contra a covid-19, seja Coronavac, Pfizer ou Astrazenica, há cerca de quatro meses. (Leia mais abaixo)

Seguindo as autorizações do Ministério da Saúde e da Anvisa, os médicos também orientam para que a população se vacine contra as variantes do Corornavírus, como é o caso do médico geriatra de Campos, Dr. Paulo Marcelo Ribeiro. Segundo ele, a instrução é para que as pessoas que tenha se vacinado há pelo menos 4 meses, se imunize, também, com a dose bivalente.

 “A orientação é para que a população siga o calendário de saúde divulgados pelos órgãos oficiais, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da saúde e que se vacinem”, disse o médico.

Qualidade de vida   

A prática de atividades físicas e manter hábitos saudáveis são fundamentais para se ter e manter uma boa qualidade de vida. No caso dos idosos, essas práticas de exercícios são ainda mais essenciais para valorizar e conservar a vida ao longo dos anos e assim alcançar longevidade com saúde. (Leia mais abaixo)

Ainda durante o bate papo, o médico conversou sobre como ter uma boa qualidade de vida e valorizá-la depois de uns anos. Segundo ele a peça chave para tudo são as atividades físicas, uma boa caminhada ao ar livre e as leituras são essenciais.

“Para valorizar a vida depois dos 60 e ter uma rotina ativa, é importante ter uma boa qualidade de vida, praticar atividades física e ter hábitos saudáveis. Além disso, realizar regularmente exames médicos, para prevenir e ter uma vida social, com atividades de lazer, são hábitos necessários que valorizam e ainda garantem benefícios a vida”, destacou o Dr. Paulo.

Com o passar dos anos e o envelhecimento, a memória e a clareza mental, principalmente, são as mais afetadas. Diante disso, o geriatra recomenda que se pratique e exercite a leitura.

“A prática de leituras e atividades física, são essenciais. Porém o convívio social, o apoio familiar, também são fundamentais, não ficar sozinha em isolamento, para que não acometa uma depressão, uma alimentação saudável, são ótimos”, pontuou o médico.

As doenças são algo que afetam, geralmente os idosos, também com o passar do tempo. O Alzheimer, por exemplo, afeta diversas pessoas no mundo; a estimativa diz que cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença, por ano o Alzheimer atinge 100 mil pessoas. A doença de Alzheimer atinge as células do cérebro associada ao aprendizado, por isso afeta a memória, orientação, atenção e linguagem e não há como prevenir. (Leia mais abaixo)

“O Alzheimer é uma doença progressiva, que causa uma deterioração cognitiva e da memória. Pode acometer em qualquer pessoa. Geralmente se manifesta a partir dos 60 anos. E essa doença não tem como prevenir. Porém, o estilo de vida é muito importante para minimizar o problema. Ter hábitos de vida saudável, com uma boa alimentação, manter a prática de atividades físicas, uma boa caminhada ou natação, manter uma mente ativa e estimular o cérebro com estudos ou leituras, principalmente, podem ajudar a melhorar a atividade cognição e a memória”, finalizou o médico.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Foto: Reprodução.
Fonte
CAMPOS24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?