Mais Médicos: Novos profissionais já começam a se apresentar em Campos

O município vai receber 30 médicos, que já confirmaram interesse na vaga junto ao Governo Federal

Os novos médicos selecionados do Programa do Governo Federal Mais Médicos, que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campos, têm até a próxima quinta-feira (21) para a entrega da documentação exigida pelo Ministério da Saúde na Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais deverão se dirigir à Subsecretaria de Atenção Primária, que funciona no Centro de Saúde.

O anúncio de mais 45 médicos para o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo Prefeito Wladimir Garotinho, em 18 de julho deste ano, durante o lançamento do 6° Mutirão da Saúde.

Após a retomada e ampliação do programa na modalidade de coparticipação de estados e municípios pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura solicitou a vinda dos 45 médicos para Campos, atualmente com 26 profissionais atuando nas UBSF. Nesse primeiro momento, segundo o subsecretário de Atenção Primária, médico pediatra Benedito Pereira Martins, o município vai receber 30 médicos, que já confirmaram interesse na vaga junto ao Governo Federal.

A entrega dos documentos começou na segunda-feira (18) e seis profissionais se apresentaram. Benedito lembra que os médicos que atuam nas unidades do município têm até o próximo dia 22 para solicitar o remanejamento para outra UBSF. “Para o remanejamento eles deverão comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas da secretaria de Saúde. A escolha da nova unidade, caso optem pela troca, ocorrerá entre os dias 25 e 28”, explicou o subsecretário.

Já os médicos que estão chegando serão acolhidos pelas autoridades da área de saúde do município, em cerimônia a ser realizada no dia 29 de setembro, das 9h às 12h, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura. Após a composição da mesa de abertura, serão ministradas três palestras. Às 9h30, a professora de Atenção Primária à Saúde (APS) da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Micaela Albertine, vai falar sobre “Estratégia Saúde da Família: Prevenção e Promoção de Saúde nos territórios”.

A médica da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBSF do Parque Imperial, Juliana Borges de Oliveira, abordará “O trabalho do profissional médico nas equipes ESF”, enquanto o farmacêutico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Alexandre Sereno falará sobre “A rede de saúde pública de Campos dos Goytacazes”.

Benedito disse ainda que, antes dos novos médicos começarem a trabalhar, eles passarão por uma capacitação nos primeiros 15 dias de outubro. “A capacitação será com base nos indicadores Previne Brasil, Pré-Natal de Baixo Risco, Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Hipertensão e Diabetes”, afirmou o médico, ressaltando que os profissionais vão atuar por 4 anos no município. “Ao final, eles receberão titulação em Medicina de Família e Comunidade”.

Fonte: Prefeitura de Campos

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?