Um grupo de mães de crianças internadas no Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos dos Goytacazes, procurou a reportagem do J3News para se queixarem de uma obra na unidade iniciada há alguns dias. Segundo elas, poeira e cheiro de tinta e cola estariam comprometendo a saúde respiratória de 14 crianças que ocupam a ala pediátrica, composta por quatro quartos. De acordo com uma das mães, o serviço social do HPC teria dito que não haveria outro local para transferir os pacientes durante a obra.
A antropóloga Thais Nascimento é mãe da pequena Lara, de quatro meses de idade. Ela conta que a movimentação da obra ao lado do quarto onde a filha está com outras crianças, tem causado uma série de transtornos.
“Lara tem quatro meses. Ela entrou aqui com bronquiolite, evoluiu para um início de pneumonia, agora está respondendo bem aos medicamentos. Acho que foi virada de tempo ou talvez a cola que eles botaram aqui na nossa enfermaria. A cola fedorentíssima foi para colar uma pedra da pia que soltou. Foi todo mundo para o corredor no dia, mas o cheiro ficou muito forte. Ficamos muito tempo no corredor. Ela não tem previsão de alta ainda, vai fazer um exame de sangue mais tarde para dar uma previsão de saída. Então, teoricamente, eu tô aqui até o resto da semana e vou pegar toda essa obra. Eles vão quebrar parede porque há infiltração no quarto próximo”, afirma.
Ainda segundo Thais, a responsável pelo serviço social teria afirmado que o médico, chefe da pediatria, autorizou a obra. “Há crianças que estão aqui com bronquiolite. Minha filha que chegou com bronquiolite e evoluiu dentro do hospital, tomando remédio, para pneumonia. Aquilo vai fazer mal para eles, com a poeira de obra. A médica que tá aqui cuidando falou que é um problema”, diz a mãe da paciente.
De acordo com o grupo de mães, há algumas semanas a enfermaria foi alvo de pulgas, mas que a situação foi resolvida. Em um quarto há quatro bebês, sendo três com bronquiolite e um com pneumonia. Outro quarto possui cinco bebês internados, um deles tem um mês de vida e está com bronquiolite.
“O quarto número 2, onde estou, tem no momento cinco crianças. Evacuaram o pessoal do 4. O do numero 3 falaram que vai evacuar também porque uma mãe foi lá reclamar. A gente foi reclamar na assistência social e ela disse que não podia fazer nada porque não tem onde enfiar a gente”, diz Thais Nascimento.
Em nota enviada ao J3News, a direção do Hospital Plantadores de Cana (HPC) confirmou a realização de obra no local e informou que “a unidade vem passando por reforma para melhorias nas enfermarias, visando um maior conforto aos pacientes. As duas enfermarias pediátricas que estão sendo reformadas foram fechadas, de forma que não há crianças internadas nesses leitos”.
Quanto a reclamação de pulgas, a assessoria do HPC informou que “passa regularmente por dedetização, inclusive com laudo da empresa responsável pelo serviço”.
Por fim, a direção informou que há 60 anos vem realizando um trabalho de excelência, com equipe profissional de ponta para garantir atendimento com qualidade aos seus clientes”.