Justiça Restaurativa: Cejusc do Méier promove Círculos de Acolhimento e Diálogo

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Méier (Cejusc – Méier) promoverá, este ano, uma série de iniciativas que proporcionam acolhimento, diálogo e debates com facilitadores da Justiça Restaurativa. Os círculos para mulheres em situação de violência doméstica e para mães atípicas já estão agendados, e o primeiro círculo de diálogo ocorrerá na última semana de janeiro.

Violência doméstica

Os Círculos de Acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica foram desenvolvidos em 2024. São espaços seguros e livres de julgamento, com o objetivo de dar voz às participantes que estejam com medidas protetivas deferidas e em processo de separação, incentivando a autoestima e a autoconfiança das mulheres vítimas de violência doméstica.

Os encontros deste ano estão programados para as seguintes datas: 31 de janeiro, 21 de fevereiro, 28 de março, 25 de abril, 23 de maio e 27 de junho, com horário das 14h30 às 16h30.

“São encontros mensais nos quais as integrantes partilham suas experiências pessoais, de forma a receber um suporte emocional ao compartilhar suas dores. Os círculos também podem proporcionar o contato delas com a rede de apoio”, explicou a juíza Cláudia Márcia Gonçalves, coordenadora do Cejusc do Méier.

Mães atípicas

Um espaço seguro e acolhedor para mães atípicas – aquelas que têm filhos com necessidades especiais ou condições atípicas. Essas mães têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e criar vínculos que podem gerar uma rede de apoio relevante.

“É uma experiência completamente diferente, eu nunca pensei que, no âmbito da Justiça, teríamos um lugar de escuta desse porte”. A declaração é de Chirlene Machado, mãe atípica que participou do Círculo no ano passado.

“Mães atípicas” nasceu com o objetivo de dar visibilidade à maternidade atípica e suas implicações nos núcleos familiares e na sociedade. Inúmeros são os desafios que as mães atípicas encontram na sociedade, entre eles, o abandono familiar e social e o desconhecimento das leis”, destacou a coordenadora do Cejusc do Méier.

Os encontros, que também recebem pais atípicos, estão marcados para os dias 25 de fevereiro, 29 de maio, 25 de agosto e 15 de dezembro, sempre às 14h, na Sala da Justiça Restaurativa, no 3º andar do Fórum Regional do Méier.

Diálogo

“Propósito de vida” será o tema do primeiro Círculo de Diálogo, no dia 29 de janeiro, às 15h, também na Sala da Justiça Restaurativa do Fórum. O encontro oferece a oportunidade de troca de ideias, com interações pautadas na escuta e na ética.

“Esses círculos exploram temas abordados pela Justiça Restaurativa. O primeiro tema deste ano trará para o grupo a questão do propósito de vida, o caminho que as pessoas estão seguindo, com o objetivo de estimular a reflexão. São círculos que proporcionam a autocompreensão”, pontuou a juíza.

Informações

Mais informações sobre os círculos de Acolhimento e Diálogo podem ser adquiridas por meio do e-mail mei.jusrestaurativa@tjrj.jus.br ou pelos telefones 3279-8060 / 8201.

Departamento de Comunicação Interna

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 17 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?