Justiça Federal e institutições promovem mutirão para a população em situação de rua

A Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) e mais 20 instituições públicas e privadas promoverão, de 7 a 9 de novembro, o 1º Mutirão da Cidadania em Joinville, que prestará vários serviços à população em situação de rua. As atividades serão realizadas no Centreventos Cau Hansen, das 10 às 16 horas.

O mutirão integra o programa PopRuaJud, da JFSC e outros órgãos do sistema de Justiça, desenvolvido em cumprimento a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa atende à “Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades”.

Serão oferecidos serviços como regularização de documentos (certidões, CPF, carteira de identidade e título de eleitor), assistência jurídica para benefícios (INSS, FGTS e Bolsa Família), regularização do CadÚnico, orientações sobre assistência social e Centro Pop e, também, atendimentos na área de saúde animal.

O PopRuaJud já teve duas edições em Florianópolis, em setembro de 2022 e maio de 2023. Esta é a primeira vez que o mutirão acontecerá fora da capital.

“A iniciativa representa mais um passo do Poder Judiciário no alinhamento com a Agenda 2030 da ONU, cujo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16, intitulado ‘Paz, Justiça e Instituições Eficazes’, visa ‘Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis’”, afirma o diretor do Foro da JFSC, juiz federal Henrique Luiz Hartmann.

“A atuação conjunta com as demais instituições do sistema de Justiça, com o Poder Público em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal), com a comunidade acadêmica e com as demais organizações da sociedade civil, tem o condão de produzir as condições ideais para que se ofereça o melhor e mais amplo atendimento à parcela mais necessitada da população, num amplo pacto social com vistas à erradicação da pobreza e à promoção de vida digna para todos, como bem preconiza o art. 3º da Constituição da República”.

O quê: 1º Mutirão da Cidadania em Joinville

Quando: 7 a 9 de novembro, das 10 às 16 horas

Onde: Centreventos Cau Hansen

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TRF4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?