Júri simulado com inspiração em Shakespeare é realizado no Palácio da Justiça

Atividade aproxima estudantes de Direito da prática jurídica.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (11), estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do TJSP, para realização de júri simulado. Para a prática, os alunos adaptaram a obra “Otelo, o Mouro de Veneza”, de William Shakespeare, e transformaram-na em um processo judicial.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Academia Paulista de Direito e juiz de direito substituto em 2º grau, Alfredo Attié Júnior, da 27ª Câmara de Direito Privado, discorreu sobre as instalações do Tribunal de Justiça e relembrou as experiências vividas na USCS durante a infância, quando seus pais eram docentes da instituição. “Tenho extremo carinho sempre que ouço falar da Universidade”, declarou.
Na sequência, o reitor da Universidade, professor doutor Leandro Campi Prearo, agradeceu ao presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, por disponibilizar o espaço para a simulação. “É um evento que coincidentemente marca as comemorações do dia 11 de agosto, uma data para homenagear homens e mulheres que escolheram o caminho da Justiça e da defesa dos direitos”, disse, referindo-se ao dia das carreiras jurídicas. Em seguida, a professora doutora Cinira Gomes Lima Melo, gestora do curso de Direito, ressaltou a presença dos professores na plateia e a atenção recebida pelo setor de visitas monitoradas do TJ. “Este é um dia muito esperado e planejado pela gestão do curso”, afirmou.
Na história fictícia, o personagem principal mata a esposa após desconfiar de uma traição. O papel de juíza coube à professora doutora Estela Cristina Bonjardim. Após o interrogatório das testemunhas e a sustentação oral, que envolveram docentes e discentes, os jurados decidiram pela condenação do réu por homicídio triplamente qualificado.
A professora Estela Bonjardim finalizou o evento agradecendo a todos por aceitarem prontamente o desafio proposto e salientou a experiência adquirida pelos estudantes. “Que esse 11 de agosto seja memorável e inesquecível a todos”, concluiu.
Ao final, houve a entrega dos certificados de participação aos professores da instituição que participaram da atividade.
Também participaram da simulação os professores doutores Robinson Henriques Alves e Lúcia Helena Polleti Bettini; o professor mestre Carlos Gianfardoni; e os advogados Alexandre Ricoy Monteiro, Luiz Fernando Bertoldo e Ivã Siqueira Junior (egressos da USCS). Prestigiaram o evento diversos docentes, alunos, amigos e familiares dos participantes.
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)

EVENTO REALIZADO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA, SEDE DO TJSP

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + seis =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?