Iniciativa da Cevid, DS e Ceij, campanha Dignidade Menstrual beneficia entidades

Liderada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), Diretoria de Saúde e Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do TJSC, a campanha Dignidade Menstrual segue com entregas em todo o Estado para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha arrecadou absorventes descartáveis com o público interno e também externo em pontos de coleta nas comarcas, além de contar com a contribuição de instituições parceiras do programa Novos Caminhos, como Fiesc/Sesi/Senai, Faesc/Senar e Fecomércio/Sesc, além da Alesc, TCE, prefeituras e câmaras de vereadores entre outros.

Em Joinville, quatro instituições da rede de acolhimento receberam absorventes descartáveis arrecadados na regional do Sesc. A unidade repassou ao todo 70 pacotes, e a entrega foi feita pela interlocutora do TJSC na comarca de Joinville, Julia Cristina Vincenzi. “A distribuição foi feita de forma igualitária para os serviços de acolhimento de Joinville e os absorventes serão destinados às meninas acolhidas. O recebimento dos absorventes descartáveis, conforme relatado pelos coordenadores, é motivo de comemoração, pois não se trata de um item comumente doado, mesmo sendo de constante necessidade”, destaca.


Já em Sombrio, no extremo sul do Estado, foram arrecadados 105 pacotes, cada qual com 32 unidades, totalizando 3.360 absorventes. No início do mês foi realizada a entrega simbólica aos dois municípios integrantes da comarca pela juíza Livia Borges Zwetsch Beck, com a presença da secretária de Assistência Social do município, Marcia Teixeira dos Anjos, da prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, e do procurador jurídico de Balneário Gaivota Fernando Borges, representando o prefeito, Everaldo dos Santos.

Posteriormente, foi realizada pela assessora jurídica Gabriela Samrsla Moller a entrega de 60 pacotes, 1.920 absorventes, à assistência social de Sombrio, nas pessoas da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sombrio, Laís Machado Matêus Cogorni, e da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rosane Goulart. O remanescente das doações, no caso 45 pacotes totalizando 1.440 absorventes, será oportunamente destinado à assistência social do município de Balneário Gaivota.


Também na região Sul, a comarca de Içara promoveu sua entrega de doações para os CREAS dos municípios abrangidos pela comarca. Os 448 absorventes angariados foram entregues pela chefe de secretaria do foro, Josane Machado de Quadros, e pela assistente social Raquel da Silva Horner para a pedagoga do CREAS de Içara, Apolônia Feliciano Serafim, e para a psicóloga do CREAS de Balneário Rincão, Angelita Ferrão. A assistente social da comarca explica que o período menstrual faz parte da vida das mulheres, mas para algumas causa problemas pela falta de condições financeiras para lidar com isso.

“Para além das adolescentes acolhidas, os equipamentos municipais da rede de proteção também serão beneficiados com o material para atender adolescentes vítimas de violência atendidas pelos CREAS e/ou em situação de vulnerabilidade social. Adolescentes em situação de vulnerabilidade sofrem as consequências da pobreza menstrual, caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, que muitas vezes envolve a evasão escolar e compromete a saúde física e mental”, destacou.


Na comarca de Tubarão, a doação também beneficiou um CRAS do município-sede. Os 60 pacotes arrecadados foram entregues para o assistente social do CRAS do bairro Passagem, Vasco Francisco da Silva.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + três =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?