Você sabe o que é glaucoma e quais são os principais sintomas? Durante este mês de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26/5), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove a campanha 24 horas pelo glaucoma. A iniciativa tem como propósito incentivar o diagnóstico e o tratamento precoces da doença, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível. Leia mais sobre o assunto.
Em 2022, no Brasil, havia cerca de 1,5 milhão de pessoas com a doença. Quase metade delas desconhecia esta condição. Isso se dá pelo fato da doença possuir uma evolução silenciosa, sem dor ou incômodo na sua fase inicial. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, apesar do glaucoma não ter cura, ele pode ser controlado com o tratamento devido e contínuo.
O que é – o glaucoma ocorre quando a pressão elevada no interior do olho, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo óptico. O olho possui um líquido que circula continuamente no seu interior. No glaucoma, há uma diminuição no escoamento desse líquido, fazendo com que ele se acumule dentro do olho, provocando assim o aumento da pressão intraocular.
Sintomas – perda da a visão periférica, fazendo com que, ao olhar para frente, a pessoa só enxergue nitidamente os objetos que estão distantes, não vendo os que estão nas laterais. Nos casos mais evoluídos, a visão central também é atingida, podendo ocasionar a cegueira.
Tratamento – após o diagnóstico da doença, são usados colírios que diminuem a pressão intraocular e, geralmente, evitam a sua progressão. No entanto, o dano causado não pode ser revertido. Em casos específicos, o tratamento a laser e a cirurgia também são recomendados.
……………………………………………………………………..
Texto: com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Imagem: iSotck