Exposições no CCJF destacam o trabalho da Justiça Federal em prol da democracia e dos direitos no Brasil*

As mostras fotográficas gratuitas “Casas da Justiça” e “Quem é o Jurisdicionado” serão exibidas no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) entre os dias 3 de outubro e 12 de novembro, com palestra de abertura da ministra aposentada do STF, Ellen Gracie

A iniciativa, que faz parte do projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, tem o objetivo de registrar as contribuições da justiça para a consolidação da democracia e dos direitos da população brasileira.

Há quase 35 anos, em outubro de 1988, a Constituição da República moldou a estrutura da Justiça Federal, criando os Tribunais Regionais Federais (TRFs). O feito foi responsável por ampliar a presença e o acesso à Justiça Federal em todo o Brasil: de norte a sul do país. Para comemorar a importância desse fato histórico, a Corregedoria-Geral da Justiça Federal lançou, em abril deste ano, o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, que visa registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, o combate às desigualdades e a paz social, além de provocar discussões sobre as conquistas e desafios futuros.

Entre as atividades comemorativas, estão as mostras fotográficas “Casas da Justiça” e “Quem é o Jurisdicionado” que serão exibidas no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) entre os dias 3 de outubro e 12 de novembro, de terça à domingo, das 11h às 19h, no Hall do CCJF, localizado na Av. Rio Branco, 241, Cinelândia – Rio de Janeiro – RJ. As exposições são gratuitas e retratam, sob os pontos de vista arquitetônico, social, cultural e econômico, a história da evolução da Justiça Federal, além de revelar a diversidade do povo brasileiro, que conta com a justiça para fazer valer os seus direitos e a democracia. No dia 3 de outubro, o evento conta com palestra de abertura da ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie Northfleet, às 14h no CCJF.

Por meio de 64 imagens de cidadãos brasileiros, a mostra “Quem é o Jurisdicionado” retrata a luta da população na busca por justiça. Já a exposição “Casa da Justiça” traz em 59 fotos coloridas uma linha do tempo das instalações dos órgãos da Justiça Federal, ou seja, as construções dos prédios de fóruns, tribunais e seções judiciárias de décadas atrás até os dias de hoje.

O evento também oferece ao público a transmissão de episódios do podcast “Decisões Paradigmáticas”, que reúne narrativas de julgados relevantes da Justiça Federal nas seis Regiões para a construção da cidadania e o fortalecimento das instituições democráticas nos 35 anos da Constituição da República.

Mais informações sobre a programação do projeto aqui.

Atendimento à imprensa:

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
E-mail: imprensa.ccjf@trf2.jus.br
Telefone: (21) 3261-6432

Serviço:

Data: 3/10 a 12/11
Horário: Terça a domingo, das 11h às 19h
Gratuito
Local: Hall do CCJF

Centro Cultural Justiça Federal:
Endereço: Avenida Rio Branco 241, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: 55 21 3261-2550

*Fonte: CCJF

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TRF2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?