Estudantes de Direito da Estácio de Sá visitam as dependências do TRF2

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu, nesta terça-feira, dia 26 de setembro, estudantes do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá (UNESA), dos campi Ilha do Governador e Norte Shopping, para uma visita guiada nas dependências da corte. Acompanhados pela coordenadora do Projeto Assistência e Benefícios para advogadas e advogados do Rio de Janeiro 4.0 (Caarj 4.0), Camila Rodrigues, e pela subcoordenadora, Cirlene Peixoto, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da Justiça Federal e suas competências estabelecidas na Constituição Federal de 1988.

A visita se iniciou pelo terceiro andar, onde os estudantes percorreram a Galeria de Retratos e Salão Nobre, seguindo para o Plenário para acompanhar uma breve explanação sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário brasileiro – em especial da Justiça Federal da Segunda Região.

 

Estudantes da UNESA conhecendo a Galeria de Retratos da Corte

 

Na sequência, coube ao juiz federal Vladimir Vitovsky, supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) da 2ª Região e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do TRF2, palestrar para os visitantes, apresentando os serviços prestados pelo tribunal em prol do atendimento à população. O magistrado ressaltou, ainda, as diferenças entre os termos comumente utilizados na esfera do Poder Judiciário como, por exemplo, habeas corpus e mandato de segurança.

Participaram também do encontro o assessor-chefe de Relações Institucionais e Cerimonial do TRF2, Alfredo Bottino, e o assessor de Comunicação, André Camodego, que fizeram apresentações sobre os serviços prestados pela corte para advogados, partes e para a população. Após as explanações, os estudantes foram conduzidos até a Sala de Sessões da 2ª Turma do TRF2, especializada em Direito Penal, Previdenciário e da Propriedade Industrial, onde assistiram a uma sessão de julgamento do órgão colegiado.

 

Juiz federal Vladimir Vitovsky palestrando aos estudantes sobre a estrutura organizacional do Tribunal

 

Juiz federal Vladimir Vitovsky cercado pelos estudantes no Plenário do TRF2

 

Visita Guiada

A visita guiada integra o programa coordenado pela Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial para promover o conhecimento sobre as atividades do tribunal, a transparência institucional e ainda para aproximar o Poder Judiciário da sociedade, em especial, daqueles que se preparam para ser operadores do Direito.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TRF2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 4 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?