Dispositivos do DF de proteção de mulheres vítimas de violência é destaque no Jornal Nacional

A Juíza Fabriziane Zapata, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Riacho Fundo e uma das Coordenadoras do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT), concedeu entrevista ao programa Jornal Nacional, da TV Globo, que foi ao ar na noite dessa segunda-feira, 25/9. Na ocasião, a magistrada falou sobre a importância das ferramentas de segurança preventiva, Viva Flor e Dispositivo Móvel de Pessoas Protegidas (DMPP), como medida de proteção para mulheres vítimas de violência.

A reportagem destaca a iniciativa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Governo do Distrito Federal na distribuição do Viva Flor nas delegacias de todo o DF para tornar mais rápida e eficiente a proteção das mulheres vítimas de violência e, assim, frear a escalada das agressões.  O dispositivo se assemelha a um celular e possui um botão de pânico, que ao ser acionado informa a polícia que a vítima está sendo ameaçada pelo agressor.

Além do Viva Flor, a matéria cita o DMPP, que destina-se ao monitoramento simultâneo de ofendidas e ofensores por meio de dispositivo de geolocalização. Nesse caso, o dispositivo de monitoramento da vítima está vinculado à tornozeleira eletrônica instalada no ofensor, sendo móvel e em tempo real o monitoramento de ambos, com base distância mínima determinada pela Justiça.

A Juíza Fabriziane Zapata destacou a importância dos dispositivos. “É muito importante que a gente associe tecnologia e segurança para que essa mulher possa seguir a vida dela e não se sinta prisioneira e sempre com medo de encontrar esse ofensor. Que ela viva livre de violências”, afirmou a magistrada.

Acesse aqui o vídeo com a reportagem, disponível o site da emissora.

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
por ACS
Fonte
TJDFT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 6 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?