Departamento de Odontologia recebe atenção especial do Governo Wladimir Garotinho

Entre janeiro e junho deste ano, o Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 100 mil procedimentos

O Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde realizou cerca de 120 mil procedimentos odontológicos entre os meses de janeiro e junho deste ano. O atendimento bucal acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e Policlínica do Servidor. Ele é feito também nas escolas públicas municipais, Ongs, instituições e casas de acolhimento do município pela equipe do Clube do Dentinho Saudável, que teve incorporado o projeto “Acolher para Sorrir”.
Nesses locais, nos últimos seis meses, o Dentinho Saudável realizou 6.036 procedimentos, incluindo visitas presenciais, palestras, escovação supervisionada, aplicação de flúor e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental, além de orientação sobre higiene bucal.
De acordo com o diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, os números são positivos. “Alcançamos essa marca devido à atenção e condições de trabalho que o prefeito Wladimir Garotinho tem dado aos nossos profissionais para que cuidem das pessoas”, disse o diretor, lembrando que, quando o atual governo assumiu a Prefeitura, o Departamento de Odontologia foi encontrado em total estado de abandono.
“Os consultórios não tinham, sequer, caneta de alta rotação, que é o conhecido motorzinho. Com a falta de equipamentos, os pacientes eram apenas medicados emergencialmente, um paliativo. Além dos já existentes, o atual governo adquiriu, por meio de emendas parlamentares, 57 novos consultórios dentários, substituindo os equipamentos que estavam com uso avançado e necessitando de reposição”, afirmou José Luiz.
O diretor lembra que cada consultório recebeu uma cadeira odontológica completa com equipo, sugador e refletor. Já o CEO foi reaberto em março de 2021 e o serviço de confecção de próteses totais (dentaduras) reativado em agosto de 2021.
Desde abril deste ano, a autônoma Cláudia Laurindo Manhães, 58 anos, faz tratamento no CEO. Ela contou que já extraiu dois sisos e fez limpeza. “Estou agora na fase da obturação”, disse Cláudia, que elogiou o atendimento e o serviço ofertado pelo município. “Se tivesse que pagar, não teria condições financeiras para isso”, acrescentou.
O CEO funciona no Centro de Saúde, anexo à secretaria de Saúde, das 8h às 17h, e no período noturno, das 18h às 21h, para atender aos servidores municipais e população em geral que trabalha durante todo o dia e não têm tempo de ir ao dentista.
MAIS AÇÕES – Segundo José Luiz, outra ação desenvolvida com sucesso pelo Departamento, através do Programa de Atenção Odontológica Domiciliar (PAOD), é a de prevenção e orientação em saúde aos pacientes acamados e impossibilitados de locomoção. O atendimento é feito por duas equipes de dentistas após solicitação encaminhada ao Departamento de Odontologia.
“O atendimento aos pacientes é feito em suas residências. Levamos saúde bucal, com tratamentos preventivos e restauradores, assim como terapias periodontais, dentro de técnicas de baixa complexidade, que possam ser executadas sem a necessidade de equipamento odontológico”, explicou.
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Via
Por: Redação - Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde
Fonte
PREFEITURA DE CAMPOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + nove =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?