Apagão nacional deixa cidades sem energia nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil

Em Campos, vários bairros registraram falta de energia a partir das 8h30.

Um apagão deixou várias cidades do país sem energia a partir das 8h20 da manhã desta terça-feira (15). Em Campos, a região central e bairros como Parque Esplanada também registraram falta luz. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o apagão ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste. A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia em Campos dos Goytacazes, informou que a energia foi restabelecida gradativamente.

Há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país, com relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 16 estados: Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba.

Na região sudeste, a queda de energia afetou o funcionamento do metrô em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos. No Centro de Campos, vários estabelecimentos comerciais ficaram sem energia no tradicional horário de abertura do comércio.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. Causa não foi informada.

“A ocorrência na rede de operação SIN interrompeu 16 mil MW no Norte e Nordeste. Estados do Sudeste também foram afetados. Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, informou o ONS.

A Enel informou que registrou durante a manhã interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). Diz a nota: “A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema. Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”.

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
JORNAL TERCEIRA VIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?