4ª Semana de Acessibilidade começa com palestras on-line sobre visibilidade e educação inclusiva

Presidente Ricardo Anafe conduziu abertura do evento.

 

A 4ª edição da Semana de Acessibilidade, promovida pela Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, teve início hoje (18) com palestras on-line, que acontecerão diariamente até a próxima sexta-feira (22). A abertura foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, acompanhado pelo coordenador da DAPS e integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, desembargador Irineu Jorge Fava, e pelo coordenador adjunto da mesma diretoria, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken.
A primeira palestra do dia, A Invisibilidade da Pessoa com Deficiência, foi ministrada pela secretária municipal da pessoa com deficiência de São Paulo, Silvia Grecco. A segunda exposição, Educação Inclusiva, ficou a cargo da assistente judiciário do TJSP Cristina Rovai. Até sexta-feira, o evento terá a participação de especialistas e debates sobre diversas nuances da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no Judiciário.
O desembargador Irineu Jorge Fava destacou na abertura da Semana de Acessibilidade a posição vanguardista do Judiciário paulista. “Falar de acessibilidade é falar de inclusão e falar de inclusão é falar de cidadania. Nosso Tribunal tem exercido isso de forma vanguardista. Estamos adiantados na estruturação e na atuação de propostas”, apontou. O desembargador Roberto Mac Cracken também afirmou que a atuação da Corte é exemplo em questões envolvendo o tema. “É motivo de orgulho e merece registro que tem repercutido de forma extremamente positiva em todo o Brasil”, ressaltou.
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, também falou sobre a posição do Judiciário paulista na atuação ativa para inclusão de pessoas com deficiência. “A 4ª Semana de Acessibilidade é sinal de que reconhecemos a necessidade de estarmos sempre melhorando e nos aprimorando”, disse. Ele ressaltou, ainda, ações na área de Tecnologia da Informação que contribuem com o trabalho das pessoas com deficiência. “Recentemente lançamos um programa específico para software, que deixou o sistema muito mais acessível”.
Na palestra Invisibilidade, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco, trouxe o relato de sua vida com o filho Nickollas, cego e autista. A história de Silvia ganhou notoriedade quando um jornalista percebeu, no estádio, que ela narrava um jogo de futebol para o filho. “É algo que eu sempre fiz e somente naquele dia fui vista. Com a matéria na televisão, tudo ganhou uma proporção muito grande” contou a secretária, que venceu o Fifa Fan Awards 2019, honraria dedicada aos torcedores e fãs de futebol. “Isso tudo deu uma visibilidade para a bandeira da nossa luta pela inclusão”, relatou a Grecco, que também contribuiu para a elaboração da Lei Brasileira de Inclusão.
A palestra Educação Inclusiva, foi ministrada pela assistente judiciário do TJSP Cristina Rovai, formada em Direito, pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil e voluntária na Associação Dar a Mão – Grupo de Acolhimento. Ela trouxe os desafios de sua atuação como mãe de uma menina com agenesia de membro e a importância da educação inclusiva. “É transformador o momento em que a gente entende que ser diferente é normal”. Em seguida, a servidora exibiu uma animação que mostra a importância de ensinar às crianças que existem pessoas diferentes. “Todos os profissionais precisam entender o que é o capacitismo e o que é essa barreira atitudinal”, concluiu.
A 4ª Semana da Acessibilidade segue durante toda a semana. Confira a programação dos próximos dias:

 

Terça-feira (19), das 15 às 17 horas
Tema: Inclusive Compliance
Palestrante: César Eduardo Lavoura Romão – advogado, mestre em Direito pela PUC-SP, professor, palestrante e instrutor do IN Movimento Inclusivo.

 

Tema: A Importância da Escuta
Palestrantes: Cássia Regina de Souza Preto, psicóloga da Seção Técnica do Núcleo de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do TJSP (Nuapsi), em Araçatuba, e mestre em Psicologia e Saúde; Marcia Maria de Araújo Carli, assistente social e chefe da Seção Técnica do TJSP (Nuapsi) em Araçatuba, especialista em Psicologia e Saúde – Interfaces Teóricas e Práticas.

 

Quarta-feira (20), das 15 às 17 horas
Tema: Autismo – Características e Direitos
Palestrante: Carla Bertin, advogada, coautora do Manual de Atendimento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CNJ), do Manual de Direitos da Pessoa com Autismo (Prefeitura de São Paulo) e criadora do Autismo Legal ™.

 

Quinta-feira (21), das 15 às 17 horas
  Tema: Tecnologia Assistiva como Ferramenta para Gerar Inovação
Palestrante: Thierry Cintra Marcondes, engenheiro mecânico (Unicamp), fundador das startups Evolucar e Avitus, líder em Acessibilidade e Inovação na Accenture e voluntário nos conselhos do Unicamp Ventures e Frotas e Fretes Verdes.

 

Tema: Acessibilidade em Conteúdos Digitais
Palestrante: Roberta da Silveira Pontes, formada em Psicologia e pós-graduada em Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, assessora técnica na Coordenação de Políticas e Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

 

Sexta-feira (22), das 15 às 17 horas
Tema: Lei Brasileira de Inclusão – Novas Atualizações
Palestrante: Maurício da Silva Gomes de Jesus Campos, advogado, mestre em Direito Constitucional (PUC-SP), assessor jurídico na Secretaria Municipal e no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB – São Miguel Paulista.

Apresentação Musical com Luan Richard, cantor, intérprete, violonista, guitarrista, produtor musical e tecladista. Atuou por cinco anos na Banda Tribo de Jah.

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COORDENADOR DA DAPS, DESEMBARGADOR IRINEU JORGE FAVA

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?