Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral explica que a “zerésima” é o relatório emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.
Antes da abertura da seção eleitoral no dia da votação, o presidente da mesa receptora de votos liga a urna eletrônica, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima. O procedimento reforça a transparência e a segurança do processo eleitoral ao mostrar que a urna não contém voto algum para candidata ou candidato antes do começo da votação.
Após a impressão da zerésima, todos os presentes devem assinar o documento. Com essas etapas finalizadas, a seção eleitoral pode ser liberada para receber as eleitoras e eleitores.
O serviço
O Glossário Eleitoral traz mais de 300 verbetes distribuídos em ordem alfabética. As expressões explicam de maneira simples e direta a terminologia jurídica utilizada pela Justiça Eleitoral. Também oferece informações históricas e referências doutrinárias sobre diversos conceitos ligados ao desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro.
Navegar pelo serviço é bem fácil: basta clicar na letra desejada para que a relação de verbetes específicos seja aberta. Depois, é só clicar na expressão procurada.
MS/EM, DM