Os festejos em honra ao padroeiro de São Francisco de Itabapoana (SFI) começaram na noite desta quinta-feira (23), com missa e momento de louvor. A programação para celebrar São Francisco de Paula prossegue durante 11 dias e recebe o apoio da prefeitura.
A programação conta com celebrações diárias, além de procissão e shows nos últimos dias de festa. Entre as atrações musicais, está o show de Tony Allysson, que acontecerá no dia 31, após a missa do último dia do novenário. O cantor é conhecido nacionalmente por sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”.
Além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, como Almoço do Padroeiro e Festival de Prêmios, haverá ainda a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro, também realizada com o apoio da municipalidade. A competição acontecerá na manhã do dia dois de abril e reunirá atletas de sete categorias.
Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, “é sempre muito especial celebrar nosso padroeiro”. Ela destacou que a “festa é um dos eventos religiosos mais tradicionais da região”.
“Contamos com a participação dos são franciscanos e também esperamos receber muitos visitantes para este momento de fé e celebração. Viva São Francisco de Paula”, finalizou.
Mudança na data — Neste ano, as atividades religiosas serão concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril. De acordo com a paróquia, a antecipação acontece devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.
“Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu o pároco, padre Luciano.
Padroeiro — Segundo o sacerdote, São Francisco de Paula se inspirou na vida de São Francisco de Assis. “Para viver de forma mais autêntica os ideais franciscanos, ele se retirou do mundo e, por meio de seu exemplo de caminhada, foi considerado guia espiritual por muitos”, contou.
O santo foi responsável por fundar a Ordem dos Mínimos, conhecida por enfatizar a vocação da humildade.
Confira a programação completa: