Retrato do desembargador Ricardo Mair Anafe é inaugurado na Galeria de Presidentes do TJSP

Magistrado conduziu o Judiciário paulista no biênio 2022/2023.
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, ontem (17), o retrato do desembargador Ricardo Mair Anafe na Galeria de Presidentes do TJSP. O magistrado liderou o Judiciário paulista no biênio 2022/2023. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores, juízes e representantes de instituições.
O presidente Fernando Torres Garcia, que foi corregedor-geral da Justiça no biênio anterior, não poupou elogios a seu antecessor, destacando o “tino administrativo” que se desenvolveu ao longo de mais de três décadas de carreira e se consolidou nas gestões à frente da Seção de Direito Público (biênio 2014/2015), da Corregedoria Geral da Justiça (biênio 2020/2021) e da Presidência. “Ao eleger a Magistratura como seu mote de vida, Vossa Excelência contribuiu, decididamente, para o engrandecimento e fortalecimento do Poder Judiciário de nossa terra, o que hoje é publicamente reconhecido por seus pares no instante em que seu retrato é eternizado na galeria maior de seus dirigentes. Quero expressar meu orgulho e contentamento por ter acompanhado de muito perto sua exitosa e irrepreensível caminhada na Presidência dessa Corte”, destacou.
Entre os inúmeros feitos da gestão do desembargador Ricardo Anafe, o atual presidente do TJSP destacou a implementação do Colégio Recursal dos Juizados Especiais, o fortalecimento do quadro de servidores, a instalação de cerca de 30 unidades e o combate à evasão das custas e despesas processuais. “Caro amigo, Vossa Excelência nos deixa um legado de exação, honradez e amor à Magistratura paulista, pelo que nós, magistrados e servidores, seremos eternamente gratos”, concluiu.
O desembargador Ricardo Mair Anafe é o 78º a integrar a Galeria de Presidentes, uma tradição da sesquicentenária história do TJSP iniciada com o retrato do desembargador Tristão de Alencar Araripe, primeiro presidente do Tribunal. “Jamais pensei que um dia estaria em um desses retratos, ladeado de tantas pessoas que são um exemplo de Justiça”, declarou, emocionado, o desembargador Ricardo Mair Anafe. “É uma honra imensa estar ali, porque, em verdade, represento todos os magistrados e servidores”, acrescentou.
O magistrado exaltou seu antecessor, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (biênio 2020/2021), e seu sucessor, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e estendeu agradecimentos a todos os integrantes do CSM de sua gestão, bem como juízes assessores e servidores que auxiliaram na condução dos trabalhos à frente do maior Judiciário do Brasil. “Atuamos com responsabilidade administrativa e financeira. Buscamos a gestão de pessoas e o avanço tecnológico, que fazem da eficiência e da modernização do Judiciário alicerces para o Estado de Direito. Tivemos que repensar regras e práticas tradicionais para a continuidade eficiente da prestação dos serviços”, pontuou o desembargador, citando, em especial, os esforços para a aprovação do Projeto de Lei nº 752/21, que alterou os valores das custas judiciárias e contribuiu para a maior eficiência e celeridade do Judiciário, sem deixar de enaltecer a colaboração dos Poderes Executivo e Legislativo.
Por fim, o homenageado lembrou com saudosismo dos pais, Mair e Emília, e agradeceu o apoio de amigos e familiares presentes na solenidade, em especial a companheira, desembargadora Ana Luiza Liarte; os filhos, Ricardo e Rebeca; o genro, Leon; e os netos, Ricardo, Mateus, Guilherme, Lily e Sienna. Ele finalizou reiterando sua devoção à Justiça paulista. “Neste encontro do passado e do presente, numa verdadeira intersecção do tempo, encerro reafirmando minha crença na solidez do Judiciário Bandeirante e na retidão de seus integrantes, bem como meu compromisso em perpetuar sua grandeza histórica.”
Também prestigiaram cerimônia o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Gastão Toledo de Campos Mello Filho (presidente da Seção de Direito Privado em exercício) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o presidente da Seção de Direito Público no biênio 2022/2023, desembargador Wanderley José Federighi; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rosseto; o comandante militar do Sudeste, general de Exército Guido Amin Naves; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o 2º subdefensor público-geral de São Paulo, João Felippe Belem de Gouveia Reis, representando a defensora pública-geral; subprocurador-geral do Contencioso, Bruno Lopes Megna, representando a procuradora-geral; o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, representando o prefeito de São Paulo; a ouvidora do TJSP, desembargadora Rosangela Maria Telles; o corregedor-geral do Ministério Público de São Paulo, Moutari Ciocchetti de Souza; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), juíza Ana Maria Brugin; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; a coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o 1º secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Fernando Pereira da Silva; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Adib Kassouf Sad, representando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP); o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador; além de muitos magistrados, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, representantes de instituições civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares do homenageado.

 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS e PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:

 

 

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + treze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?