Projeto “Valongo: Justiça pela memória do Cais” busca preservar memória afrodescendente

Livro, podcast com três episódios, duas exposições, conferências, aulas e linha do tempo disponibilizados ao público de modo virtual compõem o projeto de comunicação “Valongo: Justiça pela memória do Cais”, lançado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). O objetivo é resgatar o legado histórico-cultural do Cais do Valongo, maior porta de entrada de africanos escravizados das américas e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A plataforma foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do CJF, com apoio do Centro de Estudos Judiciários. O conteúdo pode ser acessado clicando neste link.

O livro reúne, em suas 91 páginas, pesquisa histórica, ilustrações, documentação arqueológica e análise cultural sobre o Cais do Valongo, desde sua construção em 1811.  Os podcasts e as aulas disponíveis com especialistas debatem temas como escravidão, justiça racial e preservação e conservação do sítio arqueológico.

Entre 1811 e 1831, o Cais do Valongo foi o local de entrada para mais de 900 mil africanos escravizados no Brasil.

MG/SF

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?