Projeto Jovens Mensageiros recebe novos integrantes para atuar em fóruns regionais

A Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) deu boas-vindas a oito novos participantes do Projeto Jovens Mensageiros, iniciativa da Divisão de Ações Sociais, vinculada ao Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social. A reunião de orientação, realizada nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, marcou o início do ciclo de dois anos em que os rapazes atuarão em diferentes fóruns do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Os novos participantes vão começar oficialmente as atividades amanhã, dia 25 de novembro, no Fórum Central, no Centro da Cidade, e nos Fóruns Regionais de Duque de Caxias, Queimados, Barra da Tijuca e Leopoldina. Os que foram alocados nos fóruns regionais receberão uma nova função: a de auxiliar administrativo, posto ampliado em setembro para atender às demandas das unidades judiciárias.

A iniciativa, de acordo com a assistente social Tatiana Guimarães, visa incentivar a continuidade da escolaridade e o fortalecimento da qualificação profissional. “O projeto busca dar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Eles também participarão de ações pedagógicas para formação pessoal e ocupacional, como palestras, aulas e circuitos culturais. Também incentivamos que os integrantes estejam matriculados e assíduos em instituições de ensino”, pontuou.

Foto posada com os oito rapazes que começaram a participar do projeto Jovens Mensageiros

 Oito rapazes começaram a participar do projeto Jovens Mensageiros

Novas oportunidades 

O estudante Guilherme de Souza Sardinha foi o único do grupo designado para prestar serviços no Fórum Central, na equipe da mensageria. Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele contou a expectativa que tem em trabalhar no TJRJ. “Eu acho que aqui é um ótimo lugar para eu começar a trabalhar. Depois que terminar meu tempo aqui, espero conseguir um estágio melhor na minha área de estudo”.

Yago Patric Rodrigues é um dos quatro integrantes encaminhados para o Fórum Regional de Queimados. Ele vai para o cartório do Juizado de Violência Doméstica e Familiar. “Essa é a primeira vez que trabalho de carteira assinada e me sinto entusiasmado em começar. A função de auxiliar administrativo é comum em todas as empresas, então acho que ter essa função no meu currículo vai melhorar as minhas possibilidades de trabalho”.

Projeto Jovens Mensageiros 

O projeto Jovens Mensageiros atende pessoas de 18 a 21 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando o ensino médio ou faculdade. A ação é alinhada ao Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e tem o objetivo de proporcionar melhorias nas condições de vida pessoal e profissional dos participantes. Por meio da vivência no ambiente de trabalho e do acompanhamento socioeducativo, o TJRJ reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de adolescentes e jovens.

KB/IA

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + doze =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?