Presidente do TJRJ é homenageado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Uma medalha concedida a personalidades que se destacam pela contribuição à valorização e ao aprimoramento do Poder Judiciário. A Cerimônia de Outorga da Medalha de Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) foi marcada pelo simbolismo da união. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 14 de novembro, no plenário do TRF2.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, foi um dos homenageados e definiu a honraria como um momento de integração dos trabalhos realizados pela Justiça.

“Essa medalha simboliza um vínculo de união e unidade entre as Justiças estadual e federal. É um misto de alegria e de certeza de que continuaremos caminhando juntos. Esses vínculos vêm se estreitando cada vez mais”, afirmou.

Além do presidente do TJRJ, receberam a comenda os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Antonio Saldanha Palheiro e Marco Aurélio Bellizze.

Antonio Palheiro, que é oriundo do TJRJ, destacou que a cerimônia reforça o caminho para uma Justiça cada vez mais conectada. “As diversas instituições que compõem o Poder Judiciário estão, cada vez mais, se integrando e se harmonizando para construir um sistema de Justiça melhor”, completou.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, discursou antes da entrega da medalha ao desembargador Ricardo Couto de Castro e relembrou, com emoção, a trajetória profissional e a amizade que os une.

“Ao gerir o TRF2 simultaneamente com o presidente Ricardo Couto de Castro no TJRJ, estou aprimorando a minha gestão. A maior sorte que eu poderia ter é estar agora na presidência do TRF ao lado de Vossa Excelência no TJRJ, meu querido amigo Ricardo Couto de Castro”, declarou.

O ministro Marco Aurélio Bellizze também destacou o caráter simbólico da homenagem.  “Muito orgulho de poder estar aqui no TRF2, um Tribunal especial para mim, recebendo essa homenagem ao lado de pessoas tão especiais. A medalha que hoje está sendo entregue a mim e aos demais homenageados é um símbolo da união da magistratura, da ligação entre os magistrados de primeiro e segundo graus com os ministros e com aqueles que levam a bandeira da Justiça Federal no país”, completou.

Os significados da medalha

A medalha é composta por uma cruz de malta branca de oito pontas, que representam os deveres do magistrado: amor, justiça, fé, humildade, consciência, resiliência, sinceridade e verdade. A cor branca simboliza a clareza do Direito.

No anverso, a balança e a espada e representam a igualdade buscada pelo Direito e a força da ação da Justiça.

Delimitados em vermelho, os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo correspondem à jurisdição do TRF2.

No reverso, no centro da cruz de malta, encontra-se o brasão da República, em azul filetado, dourado e com uma folha de louro na cor verde, que simboliza a vitória e a arte de falar bem. As cores preto e azul-marinho remetem à imparcialidade e à serenidade na tomada de decisões. Já o verde e o amarelo da fita representam as cores da bandeira.

VS/SF

Fotos: Brunno Dantas e Rafael Oliveira / TJRJ

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?