Um símbolo que reverencia os serviços prestados em prol da advocacia pública carioca. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, foi um dos homenageados com a Medalha de Mérito San Tiago Dantas, em reconhecimento à trajetória profissional construída desde o início da sua carreira até sua chegada a chefe do Poder Judiciário fluminense.
A cerimônia, que marcou os 40 anos da Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM-Rio), ocorreu na sexta-feira, 28 de novembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a entrega da comenda ao desembargador Ricardo Couto de Castro pelo prefeito Eduardo Paes e pelo procurador-geral do Município, Daniel Bucar.
O presidente do TJRJ destacou que a honraria representa um reconhecimento institucional ao trabalho desempenhado não só por ele, mas, principalmente, pelo Tribunal.
“Quando falamos de uma medalha como essa, nós queremos falar sobre o diálogo entre o Poder Judiciário, a sociedade e o Município. A honraria significa que o Tribunal de Justiça vem cumprindo sua meta. Estar aqui, para mim, e também para o Tribunal de Justiça, se torna um presente, um reconhecimento pelo trabalho feito”, afirmou o desembargador.
O procurador-geral do Município, Daniel Bucar, destacou que os 40 anos da PGM-Rio representam a consolidação da defesa jurídica dos interesses públicos cariocas desde a redemocratização.
Além do presidente do TJRJ, também foram condecorados a desembargadora federal Carmen Silvia Lima de Arruda; o ex-procurador-geral do Município Julio Rabello Horta; a ex-procuradora-geral do Município Katia Patricia Gonçalves Silva; a servidora da PGM Célia Maria Escobar; e, em homenagem póstuma, a ex-servidora Hermínia Fidelis de Aragão Page, representada pelo viúvo, Jorge Page.
O que é a Medalha de Mérito San Tiago Dantas?
Criada há 36 anos, a honraria leva o nome do jurista, escritor, professor de Direito, jornalista e político San Tiago Dantas. A medalha reconhece personalidades — entre elas advogados públicos, magistrados e autoridades — que contribuem de forma relevante para a advocacia pública no Rio de Janeiro.
Prefeito Eduardo Paes; desembargadora federal Carmen Silvia Lima de Arruda; presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; procurador-geral da Procuradoria-Geral do Rio de Janeiro no período de 2001 a 2008, Júlio Rabello Horta
VS/ SF
Fotos: Rafael Oliveira/TJRJ