O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, preparou, para a próxima semana, mais uma série de atividades gratuitas abertas ao público. Confira abaixo a programação:
3 de novembro – segunda-feira
Exposição “III Mostra Artística e Literária dos Cogens”
O Museu da Justiça do Rio promove, nos dias 3 a 10 de novembro, a “III Mostra Artística e Literária”, idealizada pelos Comitês de Promoção de Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação nos 1º e 2º Graus de Jurisdição (Cogen-1º e 2º Graus) e realizada em parceria com o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-RJ). A mostra reúne obras de integrantes do TJRJ, entre textos, pinturas, desenhos, fotografias, vídeos e dança, destacando a arte como espaço de expressão e diálogo.
A iniciativa dá continuidade às edições anteriores, reafirmando o compromisso dos Cogens com a valorização da diversidade e a construção de um ambiente institucional mais inclusivo e respeitoso. As obras refletem sobre desigualdades de gênero, assédios e discriminações, reforçando o papel da arte como instrumento de transformação e empatia.
SERVIÇO:
Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro – Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
Endereço: Dom Manoel, 29, 3º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Horário de abertura: 3 de novembro, às 11h
Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 17h
Classificação livre | Entrada franca
7 de novembro – sexta-feira
Música no Museu com Ian Davidson
O Música no Museu, com curadoria de Sérgio da Costa e Silva, celebra este ano 28 anos, oferecendo séries temáticas de concertos gratuitos, que buscam privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época. Seus concertos são realizados em espaços de memória, promovendo a ressignificação de espaços museais e históricos, contemplando da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros.
Durante o mês de novembro, com a curadoria do oboísta Harold Emert, o Música no Museu realizará a 15ª edição do Rio Winds Festival, um festival internacional dedicado a instrumentos de sopro. Serão 19 concertos gratuitos em diversos espaços culturais, com músicos renomados do Brasil e do exterior.
Para o Museu da Justiça, o projeto trará Ian Davidson, professor da Universidade Estadual do Texas e membro da Ordem dos Regentes. Atua também como Oboé Principal da Orquestra da Ópera de Austin. Reconhecido internacionalmente, Ian já se apresentou como solista e músico de câmara em seis continentes, participando de 49 turnês internacionais ao longo de sua carreira.
SERVIÇO:
Local: Sala Multiuso – Edifício Des. Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro.
Horário: 12h30
Classificação livre | Entrada franca
Roda de Conversa “Prevenção, autocuidado e histórias de superação: diálogos sobre o câncer de mama”
O mês de outubro trouxe luz para a importância da prevenção, do autocuidado e da conscientização sobre o câncer de mama. Mas, esse compromisso não deve ficar restrito a uma campanha: ele precisa estar presente em nossas escolhas, atitudes e diálogos durante todo o ano. Por isso, o Museu da Justiça de Niterói convida todos a participarem da roda de conversa “Prevenção, autocuidado e histórias de superação: diálogos sobre o câncer de mama”, um espaço dedicado à escuta, à reflexão e ao fortalecimento da consciência sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral com o corpo e a mente.
A conversa contará com a presença da médica graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Thereza Cypreste, mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia; da enfermeira especialista em oncologia, com PhD em Farmacologia pela Newcastle University (Inglaterra) Graciela Rocha Donald; da assistente social, doutora em Direitos Humanos e Políticas Sociais Alessandra Moura; e a servidora pública Denise Rangel, que compartilhará seu relato pessoal de diagnóstico e superação do câncer de mama. A mediação ficará por conta de Sthefani Teixeira, graduanda em História.
SERVIÇO:
Local: Museu da Justiça de Niterói – Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte.
Endereço: Praça da República, s/nº, 2º andar – Centro, Niterói/RJ
Horário: 14h
Classificação livre | Entrada franca
IA/SF
