Museu da Justiça: programação tem aulão de Sociologia, quiz da Justiça, apresentação musical e contação de histórias

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, preparou, para a próxima semana, mais uma série de atividades gratuitas abertas ao público. Confira a programação:

6 de outubro – segunda-feira 

Educativo Museu da Justiça: Desvendando a arquitetura do Museu da Justiça

Desvendando a Arquitetura do Museu da Justiça é uma visita educativa que busca investigar os elementos artísticos e históricos que constituem os corredores, salões e caminhos do antigo Palácio da Justiça. Por meio de uma abordagem didática e interativa, os visitantes serão convidados a explorar os detalhes da composição arquitetônica do prédio e refletir sobre suas temporalidades e contextos de formação. O objetivo do passeio é (re)descobrir sentidos e significados escondidos nos conjuntos ou perdidos por efeito do tempo.

SERVIÇO:

Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro – Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro

Horário: 11h

Informações: agendamento de grupos e escolas: (21) 3133-2721 ou e-mail: museu.educativo@tjrj.jus.br.  Número de visitantes: máximo 30 pessoas. Duração: 60 minutos

Agendamento de grupos e escolas: (21) 3133-2721 ou e-mail: museu.educativo@tjrj.jus.br

Entrada Franca | Classificação 12 anos

7 de outubro – terça-feira

Museu Convida com aulão de Sociologia para o Enem

Museus são espaços de memória, pesquisa, cidadania, sociabilidade e de educação não formal. Têm, em sua função social, a propagação de cultura e conhecimento, e um meio que pode ser utilizado para tal é a Educação, sendo esta capaz de alargar horizontes e transformar realidades. O Museu da Justiça, com o intuito de cumprir tal função, continua, neste mês, uma série de aulas públicas com temáticas variadas que contribuirão para o aprendizado de estudantes e o público em geral. Nesta oitava edição, o professor João Paulo Cabrera, abordará o tema “Sociologia para o Enem com o Sociologia Ilustrada”. A palestra apresenta, de forma ilustrada e acessível, como a Sociologia é cobrada no Enem, tanto na redação quanto nas questões objetivas.

SERVIÇO

Local: Sala Multiuso do Museu da Justiça –
Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Horário: 15h

Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br . Capacidade 54 pessoas.  Clique neste link e faça sua inscrição.

A aula também será transmitida pelo Teams. Clique neste link para acompanhar a aula.

Entrada Franca | Classificação livre

9 de outubro – quinta-feira

Exposição: Memórias de um novo tempo: 30 anos dos Juizados Especiais

Em comemoração aos 30 anos da Lei nº 9.099/1995, o Museu da Justiça, em parceria com a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), apresenta a exposição Memórias de um Novo Tempo. A mostra revela como a criação dos Juizados Especiais transformou a relação entre sociedade e Judiciário, oferecendo soluções rápidas, gratuitas e simplificadas para conflitos do cotidiano. No Estado do Rio de Janeiro, esses juizados se consolidaram como referência nacional, pela inovação, pelo pioneirismo e pelo compromisso em ampliar o acesso à Justiça.

O público é convidado a percorrer a trajetória desse sistema, que ao longo de três décadas se firmou como um instrumento essencial de cidadania e de democratização da Justiça.

SERVIÇO

Local: Hall da Lâmina III do TJRJ – Rua Dom Manuel, 37 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Horário da inauguração:  11h30

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h

Entrada Franca | Classificação livre

Quiz da Justiça: Desvendado o Museu

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Museu da Justiça preparou uma atividade especial: o Quiz da Justiça – Desvendando o Museu. Uma experiência lúdica e divertida em que as crianças poderão explorar, aprender e testar seus conhecimentos enquanto descobrem curiosidades e histórias deste espaço cheio de memória e cultura. Uma forma diferente de celebrar a data, unindo brincadeira e aprendizado em um passeio cheio de descobertas!

SERVIÇO

Local: Museu da Justiça de Niterói
Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte
Endereço: Praça da República, s/n – 2º andar – Centro, Niterói

Horário: 14h

Entrada Franca | Classificação livre

10 de outubro – sexta-feira

Museu Convida Recitais Unirio

O Recitais Unirio é uma iniciativa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) dedicada à democratização da música de concerto. Criado em abril de 2025, o projeto realiza concertos e recitais didáticos em museus, centros culturais e escolas públicas, envolvendo estudantes e professores do Instituto Villa-Lobos. O Museu da Justiça, em parceria com o projeto Recitais Unirio, traz um concerto que reúne dois jovens violoncelistas da Unirio, Iago Soares e Pietra Ferraz, ao lado do pianista Pablo Panaro, em um programa que destaca a riqueza expressiva dessa formação camerística. O programa propõe um percurso que atravessa estilos e temporalidades, valorizando tanto a tradição quanto a identidade musical brasileira.

SERVIÇO

Local: Sala Multiuso do Museu da Justiça
Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Horário: 12h30

Capacidade: 54 pessoas

Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br

Entrada Franca | Classificação livre

Programa Artes Integradas – Dia das Crianças

O Educativo do Museu da Justiça, por meio do Programa Artes Integradas, realizará uma contação de histórias interativa. Os arte-educadores convidam os participantes a mergulharem no mundo da história, contada de maneira envolvente e educativa. O objetivo principal é proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e divertida, celebrando o Dia das Crianças de forma especial e significativa. Para isso, após a contação haverá uma atividade de criação de cena com as personagens do livro, proporcionando um momento de criatividade e imaginação.

SERVIÇO

Local: Museu da Justiça do Rio de Janeiro
Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro
Rua Dom Manoel, 29, 1° andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Horário: das 14h às 16h

Número máximo de participantes: 30 pessoas

Informações e agendamento: museu.educativo@tjrj.jus.br ou (21) 3133-2721

Entrada Franca | Classificação livre

IA/ SF

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?