Paixão pela arte começou há 18 anos.
Janeiro traz consigo o início de um ano novo e uma campanha que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. Atividades lúdicas e artísticas, realizadas paralelamente às atividades profissionais ajudam em muito a prevenção de doenças e trazem satisfação às pessoas que as realizam. O exemplo de InspirAÇÕES, neste primeiro dia de fevereiro, mostra que, com imaginação e habilidade artística, é possível, ao mesmo tempo, ser servidor público e artista. Jacques de Araújo Santana é chefe da Seção de Manutenção II do prédio que abriga os Gabinetes da Seção de Direito Privado – Gade 23 de maio. Ele integra os quadros do Judiciário paulista há 33 anos, desde que era auxiliar judiciário do 2º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo. “Sempre gostei de trabalhar aqui. Fiz um curso de ajustador mecânico, então mexo com ferramentas desde os meus 16 anos”, contou o escrevente, que transforma palitos de sorvete em obras de arte.
O artesão conta que tudo começou há 18 anos, quando comprou um presente para o neto – um trenzinho de plástico. “Achei que os trilhos eram muito simples e decidi fazer um usando palitos de sorvete. Durante o processo de criação, meu neto disse ‘vovô, o trem precisa passar dentro do túnel’. Então fiz o túnel e coloquei a iluminação”, relembra. A segunda peça foi um abajur para presentear sua mãe, a maior colecionadora das suas criações. A partir daí, criou luminárias, cachepôs e até uma mesinha de centro com a mesma matéria prima.
Com paciência e dedicação, palitos de sorvete, cola branca e alguns parafusos se tornam objetos autênticos e cheios de significados. A maior parte é oferecida como presente para homenagear familiares e amigos. “Não faço para comércio, mas como hobby e terapia. Depois que produzo uma peça pela primeira vez, acaba perdendo a graça e procuro uma ideia mais desafiadora”, afirma. “Produzo vários artigos de uma vez. Separo um dia para a montagem, outro para a pintura e depois tem a parte elétrica. Por último, vem a finalização.”
Uma de suas produções está em uma sala do Complexo Administrativo Patriarca, onde o escrevente atuou em duas oportunidades durante a carreira. “Decidi dar um presente para os colegas de trabalho. É uma luminária de 1,2 m com uma lâmpada tubular de led”, destaca o servidor. Outros itens foram confeccionados para presentear funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo, como um abajur ofertado a uma supervisora em razão de sua aposentadoria.
Se no início Jacques duvidou das próprias habilidades, hoje acumula projetos de sucesso e muitos sonhos. “Há alguns anos, fiz uma mesa que ficou bem legal. Agora, meu próximo objetivo é aperfeiçoar um cachepô. Recentemente, também fiz algumas peças de madeira, inicialmente como teste. Percebi que isso me acalma e sinto falta se fico muito tempo sem produzir. Quando começo, esqueço de todo o resto”, salienta.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (foto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.