Mais de 30 estudantes do Ensino Médio da rede estadual e da rede privada do Município de Miracema, localizado na Região Noroeste Fluminense, a 195 quilômetros da capital, tiveram a oportunidade de acompanhar de pertinho uma sessão de julgamento no Tribunal do Júri da comarca na última quarta-feira (20/9). Os alunos também participaram de palestras com servidores e colaboradores que atuam no Judiciário local realizadas na sede da Academia Miracemense de Letras (AML), no dia anterior (19/9).
Todos os estudantes que participaram do evento tinham uma característica em comum: o interesse pela área jurídica. Por isso, a oficina “Em Foco – A Palavra Falada: retórica e oratória” teve o objetivo de mostrar ao grupo o poder da palavra e da argumentação.
A ação ocorreu por iniciativa da servidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Ana Cristina Pinheiro, com o apoio e participação da juíza titular da 2ª Vara de Miracema, Érica Bueno Salgado; da promotora de Justiça Isadora Pereira Fortuna; do representante da OAB do Rio, Pedro Paulo Eiras; da oficial de justiça Adriane Abreu de Medeiros; do policial militar Adinei de Medeiros das Chagas, além do jurado e professor de língua portuguesa Marco Aurélio Botelho Tostes.
(KB com supervisão de SP)