Realizada na segunda-feira, 6/2, a audiência pública de conciliação promovida para discutir com a sociedade e o poder público a aplicação da lei distrital que proibiu fogos de artifício com ruído no DF repercutiu em diversos veículos de comunicação. Promovida pela Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, a audiência foi transmitida ao vivo pelo Canal Oficial do TJDFT no YouTube e contou com participação da sociedade civil e instituições de defesa dos direitos de pessoas portadoras do espectro autista e defesa dos animais, dentre outros interessados.
Ainda na segunda-feira à noite, a audiência foi tema de reportagem no DFTV 2ª edição, da TV Globo, que destacou que a audiência pública realizada pelo TJDFT reuniu Ministério Público, comerciantes e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Proteção de Animais, entre outros, pois “faltam informações básicas e falta fiscalização” sobre a aplicabilidade da Lei Distrital.
Na manhã dessa terça-feira, 7/2, , a Rádio CBN Brasília entrevistou, ao vivo, o Juiz do TJDFT Carlos Maroja, titular da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, que falou sobre a realização da audiência pública pelo TJDFT. O magistrado destacou a regulamentação da lei, por meio de Decreto Distrital, que foi anunciado durante a audiência e publicado nessa terça-feira. Acesse aqui a entrevista completa com o Juiz Carlos Maroja.
Repercussão
Entre os dias 1º e 6 de fevereiro, a realização da audiência pública também foi noticiada pelo jornal Correio Braziliense, pelo site Metrópoles, pela Rádio Nacional AM, pela Rádio EBC Nacional, pelo Jornal de Brasília, pelo Jornal Regional, pelos sites DF Notícias e Minas Hoje.