Adultização infantil: especialistas falam sobre os riscos e a lei

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) lançou mais um episódio do podcast Vozes e Direitos, que traz ao centro do debate a adultização infantil – quando crianças e adolescentes antecipam vivências, estéticas, comportamentos e responsabilidades do mundo adulto.

O episódio conta com a participação da juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e da Juventude da capital, e da promotora de justiça Gabriela Lusquiños, da Infância e da Juventude, que alertam para os riscos da exposição precoce no ambiente digital e para a necessidade de vigilância constante por parte de pais e responsáveis.

“A internet é a rua. A internet não é um lugar privado, a internet não é um lugar seguro. Tudo que tem na rua, tem na internet”, afirma a juíza.

Durante a conversa, elas abordam fatores que aceleram o amadurecimento forçado de crianças, como a negligência digital, a fragilidade das redes de apoio e a pressão estética nas redes sociais. O debate também destaca os impactos à saúde mental, incluindo a sexualização precoce e o acesso a conteúdos violentos, além da responsabilidade legal das famílias na proteção integral da infância.

O episódio apresenta ainda avanços legislativos recentes, como o chamado ECA Digital, que amplia o controle das plataformas online por faixa etária e fortalece a segurança de crianças e adolescentes.

Acesse o episódio aqui: https://youtu.be/XbZvrtyKX4U

O Vozes e Direitos é um podcast do TJRJ que traduz temas jurídicos em linguagem acessível, com foco em informação, serviço e cidadania.

SL/ MG

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?