O hall de entrada da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) ganhou um novo retrato nesta terça-feira, dia 25 de novembro. A fotografia do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo foi a 12ª a figurar na Galeria de Honra dos diretores-gerais da Emerj, no Atrium do Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Ele ocupou o cargo de diretor-geral no biênio de 2023/2024.
A obra é ladeada por retratos dos que antecederam a gestão do magistrado, a quem Marco Aurélio insistiu em honrar. “Em nome do desembargador Cláudio Vianna de Lima, patrono da nossa escola, eu saúdo os outros desembargadores que ajudaram a tornar a Escola da Magistratura o que é hoje. Todos que passaram por aqui deixaram uma marca, agregando valor a nossa escola. E, por isso, eu só tenho a agradecer por todo apoio que tive na minha gestão”.
Desembargador Marco Aurélio descerra seu retrato ao lado da sua filha Madalena e do desembargador Cláudio dell’Orto
O atual diretor-geral, da Emerj, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, também felicitou o homenageado, destacando sua dedicação aos estudos jurídicos. “É um prazer enorme estar nesse evento que celebra a contribuição que Marco Aurélio deixou para a escola. Ele é uma pessoa que se dedica profundamente ao estudo do Direito e se dedicou a expandir a atuação da Escola da Magistratura”.
A inauguração do retrato foi marcada pela presença da 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, que representou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; do desembargador Luiz Zveiter, decano da Corte fluminense; da presidente da Mútua dos Magistrados, desembargadora Denise Nicoll Simões; dos conselheiros consultivos da Emerj e desembargadores Patrícia Ribeiro Serra e Luiz Marcio Victor Alves Pereira, entre outros magistrados.
Ao lado da filha Madalena e da esposa, Daniela, desembargador Marco Aurélio recebe homenagem do desembargador Cláudio dell’Orto
Realizações na Escola da Magistratura
Na gestão do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, a Escola da Magistratura implementou políticas de promoção da diversidade racial e da acessibilidade. O convênio com o projeto educacional Educafro para o oferecimento de aulas de português e inglês instrumental-jurídico a advogados negros vinculados à iniciativa e a instalação de piso tátil e placas em braile no prédio estão entre os feitos. Ele também promoveu um serviço de atendimento psicopedagogo aos alunos e o fornecimento de lanche a estudantes que permanecem por longos períodos na biblioteca.
O magistrado formou-se em Ciências Jurídicas na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1992. Atuou como defensor público entre 1994 e 2008, quando ingressou no TJRJ como desembargador por meio do quinto constitucional. Marco Aurélio é autor de obras sobre Direito Civil, é membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e professor do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá.
KB/IA
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ