O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Campos dos Goytacazes condenou Thómas da Costa Azevedo e Pedro Lucas dos Santos Pinheiro, respectivamente, a 20 e 24 anos de prisão pela morte de Ralph Roni de Lima Lipouraci Miranda, em Campos dos Goytacazes. O crime aconteceu em 2023, e a vítima foi atingida por sete disparos de arma de fogo em uma praça no bairro Travessão.
A denúncia relata que o crime ocorreu em via pública, em uma praça movimentada com crianças e adultos em horário de saída escolar. As consequências causaram abalo na família da vítima. Segundo Ralph Clemente, pai do rapaz assassinado, a execução do seu filho causou reflexos emocionais na viúva. Grávida na época, ela perdeu a criança ao saber da morte do marido.
Na sentença, o juiz Marcelo Sá Pantoja Filho apontou a violência do crime e o seu impacto na comunidade. “A exposição de indivíduos vulneráveis a um episódio de violência explicita e brutal gera um trauma coletivo e abala profundamente o sentimento de segurança da comunidade, instaurando um justificado clima de pânico. O fato objeto deste processo, indiscutivelmente, impacta negativamente na formação moral dos infantes que vivenciaram a brutalidade praticada pelos réus” , disse o juiz.
Processo: 0003070-75.2023.8.19.0014
PC/ SF
