TJRJ inaugura o III Juizado Especial Cível da Regional na Barra da Tijuca

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou, nesta terça-feira (28/1), o III Juizado Especial Cível (JEC) da Regional da Barra da Tijuca. A criação do novo juizado faz parte de uma necessidade em atender ao aumento expressivo do número de processos de uma região que está em ampla expansão populacional.

“Os Juizados Especiais Cíveis da Barra da Tijuca estavam com um enorme volume de trabalho e havia a necessidade da criação de um novo JEC para dar conta da demanda judicial em função do crescente número de habitantes na Barra. O objetivo é trazer mais eficiência e agilidade àquela população. Para mim, é uma satisfação inaugurar essa vara tão necessária no final do meu mandato”, destacou o presidente.

A presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), desembargadora Maria Helena Pinto Machado, explicou que o aumento do número de processos foi percebido em comparação com todos os outros juizados. Ela acrescentou que o crescimento ocorreu no período da criação do bairro Barra Olímpica.

“Observamos os números de ações novas que ingressam por mês com a questão das competências e vimos que a Barra da Tijuca teve um aumento expressivo de ações novas. Para além disso, a criação do bairro Barra Olímpica trouxe mais demandas para o Juizado Especial da Barra da Tijuca”, disse a desembargadora.

O juiz José Guilherme Vasi Werner, diretor do Fórum Regional da Barra da Tijuca, comemorou a inauguração da vara – que já conta com processos sendo distribuídos para o novo juizado. Ele trabalha à frente do JEC desde que foi instalado, sendo titular do II Juizado Especial Cível desde 2011, e designado para acumular o III JEC.

“Nós tínhamos mais de 1.200 processos por mês para cada um dos dois juizados. O número considerado razoável é de 700. Só temos a agradecer com a iniciativa. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, junto à Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq) e a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), tiveram a visão de reconhecer a necessidade de dividir melhor o trabalho aqui no Fórum da Barra”, reconheceu.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças da juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Renata Guarino, da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Simone de Araújo Rolim, e dos juízes Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, Bianca Nigri, Luiz Felipe Negrão, Paulo Feijó, Flávio Pimentel, Marcello Nobre, Milton Delgado Soares (Amaerj), Adriana Ancelin, Isabela Lobão e Marcelo Marinho, além de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e servidores.

SV/FS

Fotos: Brunno Dantas/ Rosane Naylor/ TJRJ

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezoito =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?