TSE adota tecnologia de visão artificial para ampliar inclusão e acessibilidade

Óculos com recursos inovadores irão auxiliar visitantes do Museu do Voto e usuários da Biblioteca do Tribunal

Nesta quarta-feira (4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avançou ainda mais nas ações de inclusão de pessoas com deficiência: o órgão recebeu três óculos com a tecnologia da inteligência artificial destinados a auxiliar pessoas com visão reduzida, com dislexia e analfabetas a “enxergarem” por meio de audiodescrição.

Os dispositivos foram recebidos pela Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) do TSE e estarão disponíveis no Museu do Voto e na Biblioteca do Tribunal Alysson Darowish Mitraud para quem precisar do auxílio do equipamento.

04.12.2024  TSE adota tecnologia de visão artificial para ampliar inclusão e acessibilidade

Tecnologia para todos

Desenvolvidos para promover autonomia, os óculos contam com recursos inovadores, como leitura de textos em três idiomas (português, inglês e espanhol), reconhecimento facial, identificação de imagens e leitura de códigos de barras.

O equipamento não requer conexão com a internet e está pronto para atender qualquer visitante que necessite desse auxílio, incluindo aqueles que não utilizam óculos de grau, graças à inclusão de armações adaptáveis.

Os dispositivos serão emprestados aos usuários da Biblioteca do TSE durante a permanência no espaço e também serão utilizados em visitas guiadas ao Museu do Voto, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso à história e à cultura da Justiça Eleitoral de forma inclusiva e acessível.

A aquisição está alinhada ao que prevê a Resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que destaca a importância de ações voltadas à acessibilidade.

Um marco para a Justiça Eleitoral

A apresentação da tecnologia aos tribunais regionais eleitorais (TREs) vai ocorrer durante o 3º Encontro de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Eleitoral, nesta quinta (5) e sexta-feira (6). O evento, realizado em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, reunirá representantes dos TREs e contará com palestrantes de destaque, como Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, e Eneida Araújo, mãe do medalhista paralímpico Gabriel Araújo.

Além de celebrar avanços tecnológicos, o encontro visa compartilhar boas práticas e definir estratégias inclusivas para 2025. “Umas das dores que sentimos no atendimento aos nossos usuários que possuem alguma deficiência é ainda não termos todos os recursos tecnológicos que permitam trazer uma melhor experiência nas visitas aos espaços expositivos e de leitura. Com essa aquisição, o TSE dá um passo a mais para suprir essa necessidade e demonstra, mais uma vez, que acessibilidade é um pilar essencial para a Justiça Eleitoral e para a sociedade como um todo”, afirma o secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento, Cleber Schumann, responsável pela implementação da iniciativa.

CA/LC, DB

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?