Conselheiros do Cosenp recebem o presidente do TJSP na sede da Fiesp

Exposição sobre o TJSP para plateia seleta.

 

Integrantes do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Políticos, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, recepcionaram, hoje (18), na sede da Fiesp, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, que expôs para uma plateia seleta a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário paulista.

Sob a condução do ex-presidente da República, Michel Temer, que preside o Cosenp, a mesa condutora dos trabalhos contou com a participação do expositor Ricardo Anafe, do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto e dos conselheiros Ives Gandra da Silva Martins, Ivette Senise Ferreira, Rey Martins Altenfelder Silva (presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas), José Silvio Valdissera, José Renato Nalini (presidente do TJSP no biênio 2014/2015), Anna Paula Vieira de Mello Rudge Siqueira e Angelo Andrea Matarazzo.

Segundo Michel Temer, o auditório lotado de conselheiros, além dos que acompanharam a exposição por videoconferência, significou uma homenagem ao presidente Ricardo Mair Anafe, “já que o quórum era quantitativo e qualitativo”. Em razão do grande número de conselheiros, ao abrir sua exposição, o presidente optou por saudar Michel Temer, que foi seu professor; o jurista Ives Gandra e o ex-presidente do TJSP, José Renato Nalini. Ricardo Anafe detalhou a estrutura do Judiciário paulista, expôs as dificuldades de gerenciamento de um tribunal de grande porte, falou sobre os avanços obtidos, em especial, sobre a expansão das varas empresariais para todo o estado de São Paulo, da importância do recém-instalado colégio Recursal dos Juizados Especiais do Estado de São Paulo, destacando sempre o binômio qualidade e brevidade que advém da eficiência. Para os integrantes do Cosenp, expôs princípios fundamentais, que resultam na busca de eficiência, na uniformidade de julgamento e na garantia da segurança jurídica.

Após a exposição, ao abrir para perguntas, o presidente foi indagado sobre questões afetas ao direito tributário, outras ligadas ao orçamento e a independência e harmonia dos Poderes, subsídio da Magistratura, teletrabalho e atendimento aos advogados, transmissões de sessões de julgamento ao vivo, conciliação, digitalização de processos, entre outros temas.

Ao encerrar a exposição, o presidente Ricardo Anafe agradeceu a acolhida e o convite para falar “um pouco do nosso tribunal. Sou um apaixonado pelo tribunal”, disse, destacando que quer deixar aos filhos o legado de retidão e paixão.

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, MICHEL TEMER E RICARDO MAIR ANAFE

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + vinte =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?