Campanha Janeiro Branco estimula cuidados com a saúde mental

TJSP disponibiliza serviço psicossocial e promove palestras.

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental: trata-se do Janeiro Branco, campanha que mais uma vez é apoiada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no combate e prevenção de doenças como depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais.
A iniciativa visa estimular na população uma maior reflexão sobre saúde mental em um contexto de números preocupantes. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2022, 53 milhões de pessoas desenvolveram depressão e 76 milhões tiveram ansiedade no primeiro ano da crise sanitária de Covid-19, representando um aumento de 28% e 29% nos casos, respectivamente. No Brasil, foram registrados 442.281 atendimentos psicossociais, psicológicos ou psiquiátricos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente em 2021.
Diante dessa realidade, o TJSP disponibiliza a servidores e magistrados de todas as unidades do Estado um serviço psicossocial clínico, que tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidado para prevenção e promoção da saúde mental. Os atendimentos são realizados tanto de forma presencial quanto remota, com agendamentos por e-mail. Os endereços eletrônicos e telefones para cada região estão disponíveis neste link, além de mais informações sobre o serviço.

Sinais de alerta e recomendações
A conscientização é um dos pilares do Janeiro Branco e visa alertar a população sobre alguns sinais de comportamento autodepreciativo que prejudicam a saúde mental. Os principais são: insônia ou sono irregular, queda nos níveis de energia, alterações no nível de apetite (perda ou excesso), mudanças repentinas de humor, perda de interesse por atividades prazerosas, incapacidade de cumprir obrigações de rotina, raciocínio lento e perda de concentração.
As doenças mentais são multifatoriais e há várias formas de tentar evitá-las, como praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável, hidratar-se, ter um sono de qualidade, cuidar dos relacionamentos, conviver com pessoas otimistas e valorizar-se. Em muitos casos, no entanto, é indispensável procurar ajuda profissional, sobretudo quando há maior incidência dos sintomas citados.

Ciclo de palestras
Para promover maior reflexão sobre o assunto, a Diretoria de Apoio aos Servidores (DAPS) realizará o ciclo de palestras online “Conversando sobre o cotidiano e a saúde mental”, abordando as diversas nuances sobre o tema durante todo o ano. Com o título “Saúde mental no trabalho”, o primeiro encontro acontece no dia 26 de janeiro, das 16h às 17h, conduzido pelo hipnoterapeuta Alexandre Elias Pedro. Os integrantes do TJSP receberão os links de acessos às palestras por e-mail.

Confira abaixo a programação completa:
26 de janeiro – “Saúde mental no trabalho”
23 de março – “Amor próprio”
18 de maio – “Saúde mental nos relacionamentos”
20 de julho – “Quando preciso de ajuda?”
21 de setembro – “Ansiedade e suas causas”
23 de novembro – “Pessimismo e a negatividade”

Outros serviços de apoio
SUS Online traz uma série de informações sobre o atendimento psiquiátrico gratuito realizado em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), além de demais orientações. Por sua vez, a Fiocruz disponibiliza diversas cartilhas com recomendações para enfrentamento dos desafios à saúde mental e atenção psicossocial.

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

O NABALANCANF APENAS REPOSTA A NOTÍCIA QUE SE FEZ PÚBLICA SEM TECER QUALQUER COMENTÁRIO A RESPEITO DA MATÉRIA OU SE RESPONSABILIZAR PELA MESMA. TEM O CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO.
Fonte
TJSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 11 =

Especialista

Olá! você têm alguma dúvida?