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INSS alerta para golpe do empréstimo consignado; veja aqui as orientações e fique atento

Instituto não entra em contato por telefone para oferecer o serviço

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, assim como também não envia motoboys para a casa dos beneficiários.

Portanto, não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.

As cláusulas de acordos feitos entre o INSS e as instituições financeiras preveem que cabe aos bancos acordantes a adoção de cuidados para evitar o vazamento de dados, consignações fraudulentas e assédio comercial.

Orientações do INSS

Em caso de fraudes ou em que não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também a sua reclamação no Portal do Consumidor, para fins de tratamento e exclusão de descontos.

Ainda mais, o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do ‘Meu INSS’, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS.

Além disso, o segurado que se sentir ameaçado pode registrar uma reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia.

Como evitar golpes?

O Instituto divulga algumas orientações:

  • Observe o remetente das mensagens;
  • Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
  • Nunca informe os seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
  • Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

Normas e Segurança

Em 2018, foi publicada a Instrução Normativa nº 100/PRES/INSS, que altera o processo de operações de crédito.

A norma proíbe que instituições financeiras ofereçam aos segurados empréstimos por 180 dias após a concessão do benefício e, também, o marketing abusivo para a concessão desse tipo de empréstimo.

Além disso, a instrução normativa estabelece que a possibilidade de contratação de empréstimo consignados também fica bloqueada por 90 dias, contados a partir da data de concessão.

O beneficiário pode realizar o bloqueio e desbloqueio do benefício a qualquer momento após o prazo de 90 dias, através da Central de Atendimento 135 ou pelo ‘Meu INSS’.

O INSS assinou, também, junto ao Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBRASIL), um “Protocolo de Intenções” para o desenvolvimento de medidas de combate a fraudes nos empréstimos consignados realizados pelos segurados do INSS.

O objetivo pretendido é de que o processo de empréstimo exija a “Assinatura Eletrônica Avançada”, utilizando mecanismos como a biometria facial para impedir que uma pessoa se passe por outra.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Fonte
brasil123
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