Notícias

Cristo Redentor, 90 anos: como um monumento em homenagem à princesa Isabel quase foi erguido no Corcovado

Proposta surgiu no contexto do movimento abolicionista %u2014 mas vale ressaltar que a nobre nunca aprovou nenhuma ideia do tipo.

Nesta terça-feira (12/10), o monumento mais conhecido do Brasil, um cartão-postal que reverbera em todo o mundo,  completa 90 anos . Trata-se do Cristo Redentor, sem o qual fica difícil inclusive imaginar a paisagem do Rio de Janeiro.

Mas o que poucos sabem é que, muito antes da concepção da estátua tal e qual foi erguida — projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa (1873-1947) —, a ideia de um monumento no alto do Corcovado teve a princesa Isabel (1846-1921) como apoiadora e, em dado momento, seu nome foi apresentado como a própria figura a ser homenageada.

A nobre, vale ressaltar, nunca aprovou nenhuma ideia do tipo.

Procurada pela reportagem da BBC News Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que mantém e administra o Cristo Redentor, confirmou a história.

Em nota, a instituição diz que “após a abolição da escravatura, a Princesa Isabel rejeitou a proposta de construção em sua homenagem no monte Corcovado, e ordenou a construção de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus que, para ela, era o verdadeiro redentor dos homens”.

Fonte
EM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezoito =

Botão Voltar ao topo