Notícias

Concurso Bombeiros RJ sairá “nas próximas semanas”, diz comandante

Em recente entrevista, o comandante do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, confirmou a realização do concurso Bombeiros RJ para temporários.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, confirmou a realização do novo  concurso Bombeiros RJ, com 3 mil vagas temporárias. Segundo ele, a seleção ocorrerá nas próximas semanas.

“Nas próximas semanas, estaremos realizando o concurso para o quadro temporário”, disse em entrevista ao jornal O Dia.

Segundo o coronel, a seleção ocorre em um momento em que o déficit de militares cresce na corporação. Há menos de um ano no cargo, Leandro Monteiro assumiu o CBMERJ com cerca de 11 mil militares, quando o ideal seriam 22 mil.

“Começamos o ano com um déficit de 50% de militares. Nos últimos cinco meses, já se aposentaram 900 militares. E a previsão é que mais 1.700 se aposentem até dezembro (de 2021)”, disse o comandante.

Em meio ao déficit na corporação, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, editou o Decreto 47.585 em abril, liberando o preechimento de mais 300 cargos efetivos no Corpo de Bombeiros RJ.

Segundo o comandante, essas vagas devem ser preenchidas no segundo semestre deste ano, por meio de um processo de seleção.

No entanto, vale lembrar que um novo entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) permite a chamada dos aprovados nos últimos concursos da corporação.

Desta forma, um novo concurso, considerando que há aprovados aguardando chamamentos, pode gerar novos questionamentos judiciais por parte dos candidatos.

Comandante confirma concurso Bombeiros RJ (Foto: CBMERJ)
Comandante confirma concurso Bombeiros RJ
para temporários (Foto: CBMERJ)

Banca aguarda aval para publicar edital

A PGE já aprovou a minuta do edital do próximo concurso CBMERJ, que contará com 3 mil vagas para o Serviço Militar Temporário Voluntário. Com isso, a seleção deve ser aberta em breve.

O parecer foi dado no dia 17 de março pelo procurador-geral do estado, Bruno Dubeux. O processo concluiu a constitucionalidade e legalidade do recrutamento de bombeiros temporários, assim como a regularidade geral do edital.

Apesar do parecer, no entanto, o procurador acolheu uma ressalva e condicionou o processo à viabilidade jurídica. Desta forma, o processo foi encaminhado para avaliação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz RJ), a fim de concluir a análise apresentada.

Em contato, fontes internas afirmaram à Folha Dirigida que essa tramitação é comum nos concursos da corporação.

A banca organizadora, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FunRio), aguarda apenas o aval para publicar o edital.

Concurso Bombeiros RJ terá 3 mil vagas temporárias

concurso Bombeiros RJ oferecerá 3 mil vagas temporárias, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.

Conforme proposta técnico-orçamentária da seleção, as vagas de soldado serão para combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista.

Já as oportunidades para oficial temporário serão na área da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Ainda segundo a proposta, a escolaridade exigida para o oficial será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. No caso dos médicos especialistas, será preciso ter a especialidade correspondente.

Já para as vagas de soldado temporário, o candidato deverá ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, o curso técnico na área será exigido.

Como prevê o SMTV, além da escolaridade, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.

Ainda de acordo com a lei, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a de um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)
  • Cargos: soldado e oficial
  • Vagas: 3 mil temporárias
  • Requisitos: níveis médio e superior, com idade entre 25 e 35 anos, respectivamente
  • Remuneração: salário similar a de um bombeiro a partir do segundo ano
  • Banca: FunRio
  • Edital: previsto para 2021

Confira as disciplinas das provas e detalhes do TAF

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro espera receber até 100 mil inscritos para o processo seletivo de temporários. Ao todo, estão previstas duas etapas de seleção.

prova objetiva será a primeira delas e contará com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários. O exame deve 60 dias após a divulgação do edital.

As disciplinas também irão variar conforme a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Nesse caso, a avaliação terá a seguinte distribuição:

Médico socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa; e
  • 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.

Médico (demais especialidades)

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência; e
  • 25 questões específicas da área da Medicina correspondente.

Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo

  • 15 questões de Língua Portuguesa; e
  • 45 específicas da área correspondente.

Soldado combatente e motorista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática; e
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Soldado técnico de enfermagem e socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • dez questões de Matemática; e
  • 25 questões de Conhecimentos Específicos.

Soldado guarda-vidas

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática; e
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). A aplicação das etapas deverá ser realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.

Fonte
folhadirigida
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Botão Voltar ao topo