Notícias

Acordo realizado pelo CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE resolve dívida

Uma dívida de um curso de inglês, que será parcelada em três meses, foi resolvida em um acordo pré-processual pelo CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE. A questão do endividamento teve um desfecho de consentimento antes de virar uma ação judicial por meio de uma mediação entre os envolvidos. A solicitação foi feita pelo site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e uma reunião deu fim ao impasse.

A Mediadora Rosangela Sabei Stimamiglio explicou que um representante do instituto de idiomas e a aluna se reuniram em uma sala virtual para encontrar uma solução. “O acordo realizado foi um passo importante dado pelas partes, foi o resultado do ajuste de vontades, construído através do diálogo, para a resolução do conflito. Revela a busca por métodos consensuais, por se tratar de meios céleres, alternativos e econômicos. Além de prevenir futuros litígios, garante a oportunidade para que as próprias partes encontrem a solução adequada para o conflito em questão. Os métodos autocompositivos de resolução de conflitos, especialmente a mediação e a conciliação são estimulados pelo CEJUSC. Atualmente, as sessões são realizadas de forma virtual com intuito de facilitar o acesso e oportunizar o tratamento adequado ao conflito”, esclareceu a Mediadora.

Serviço

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania virtual pode ser acessado para solicitar atendimento de mediação e conciliação. A ferramenta disponibiliza uma data, em um prazo de até 15 dias, para que os interessados participem de uma sessão que contará com um conciliador ou mediador.

Esta plataforma pode ser usada para cobranças de dívidas, revisão de contratos, reclamações relativas a compras de mercadorias, contratação de serviços, revisão de valores de prestações, mensalidades, aluguéis, dificuldade em honrar compromissos financeiros e superendividamento, por exemplo. Temas ligados à família, como divórcio, guarda e visitação de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, também poderão ser resolvidas no CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE.

O serviço está disponível no link a seguir:
http://conciliacao.tjrs.jus.br/

Fonte
TJRS
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Botão Voltar ao topo